A maioria das pessoas sabe da importância de praticar exercícios físicos, seja para manter a boa forma ou perder os quilos em excesso, mas é bem verdade que nem todo mundo põe esse conhecimento em prática, seja por preguiça, falta de tempo, dinheiro ou motivação.
Para não deixar ninguém esquecer dessa necessidade de manter o corpo em movimento, alguns publicitários para lá de criativos criaram propagandas que não passam despercebidas, chegam a ser engraçadas e chamam a atenção para o problema do controle do peso:
1. Boomerang de bacon
Essa ação de divulgação da Weight Watchers (Vigilantes do Peso) traz um boomerang revestido por desenhos que lembram o formato de um bacon, com a seguinte mensagem de incentivo: ?Você preferiria que a gordura não voltasse mais? Vigilantes do Peso. Lance-a para longe e mantenha-o distante?.
É uma forma de incentivo que utiliza a metáfora, em que a pessoa que luta contra a balança joga o boomerang de bacon, como se estivesse expulsando de sua vida os alimentos que atrapalham na manutenção da boa forma.
2. Na construção
O interessante desse anúncio é que ao colocar o outdoor de divulgação da academia em um prédio em construção e mesclar a imagem do garoto-propaganda fazendo musculação, tem-se a impressão de que ele está puxando os fios ligados aos guindastes na parte superior do edifício, em uma primeira olhada.
Isso é suficiente para que quem estiver passando por ali, pare, olhe novamente e preste maior atenção no anúncio e na academia divulgada.
3. Puxando ferro no metrô
Se algum passageiro do metrô estiver em falta com a musculação ou precisando entrar urgentemente na academia, certamente se lembrará disso toda vez que entrar no vagão.
Colocar pratos, similares às cargas que são fixadas na barra de levantamento de peso, foi uma ideia bastante criativa para chamar a atenção dos usuários do transporte, que ao baterem os olhos nos objetos, certamente logo associam ao objeto de malhação.
4. Tão magro que desapareceu
Você provavelmente já deve ter ouvido alguém dizer a uma pessoa muito magra a seguinte expressão ?Nossa, você está tão magro que daqui a pouco vai desaparecer?.
Provavelmente foi apropriando-se desse conceito que os publicitários da Slim Fast, uma empresa de produtos para emagrecer, bolaram essa propaganda. A ideia passada é que se a pessoa que está acima do peso utilizar o produto, ficará tão magra, a ponto de desaparecer.
5. Apelando para o traseiro
Um pouco mais apelativa que os outros anúncios publicitários, a propaganda de uma academia brinca com a impressão de um traseiro em uma máquina de xerox, geralmente bastante utilizada em escritórios, buscando chamar a atenção de quem precisa entrar em forma para as festas do trabalho.
6. Cadê o resto do meu pé?
A propaganda de uma academia brinca com um dos sinais físicos mais comuns de quem já ultrapassou há bastante tempo o limite do peso. Se a barriga está tão grande que impede a pessoa de enxergar os próprios pés por completo, a situação é grave.
Em um primeiro momento, a pessoa que se identificar com o problema poderá até achar o anúncio engraçado e rir um pouco, mas provavelmente, irá compreender que o problema é sério e ao menos pensará em buscar ajuda profissional para voltar a boa forma.
7. Placa inclinada
Sem muitos detalhes, engraçada e eficaz na transmissão da mensagem. É assim que podemos definir essa placa de publicidade de uma academia de ginástica. A inclinação da faixa de um lado e a imagem de um senhor com uma barriga bem avantajada, cujo peso desiquilibra com a outra extremidade da placa, claramente passam a mensagem de que quando o peso chega a esse ponto, já passou da hora de colocar o corpo em movimento e gastar muitas calorias.
8. Problema dos bancos quebrados
A seguinte propaganda brinca com uma situação bem delicada para quem está muito acima do peso: os bancos quebrados. Quando o assento não está tão reforçado ou é mais fraquinho, e a pessoa que senta excede o peso suportado por ele, há o risco de que ele quebre ou até que o indivíduo caia.
Utilizar esse fato desagradável pode até apelar para memórias mais embaraçosas de alguém, mas também serve como mais um alerta da necessidade de perder peso para evitar que o problema ocorra novamente.
9. As portas
Quando uma pessoa já tem dificuldades de passar por uma porta mais estreita, como essa da propaganda da Weight Watchers (Vigilantes do Peso) é sinal de que o problema de peso atingiu um novo patamar.
Outra ideia que podemos tirar do anúncio é que ao identificar a gravidade da situação a pessoa tem duas opções: ir pelo lado mais fácil, pela porta larga, que permite que ela passe com facilidade e permanecer do jeito que está, acima do peso e com a saúde prejudicada, ou se esforçar para passar pelo lado mais difícil, na porta estreita, lutando para perder peso, passando a ter uma alimentação correta e a praticar exercícios físicos.
0 comentários:
Postar um comentário