Top Ad 728x90

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

, ,

CANDIDÍASE NO HOMEM – Causas, Sintomas e Tratamento

\"Candidíase
A candidíase nos órgãos genitais é uma infecção muito frequente nas mulheres, mas pode também acometer homens, sejam eles crianças ou adultos.

A candidíase no homem se manifesta como uma, que é a inflamação da glande. Se houver também inflamação do prepúcio, a infecção chama-se balanopostite por Candida.

Neste artigo abordaremos os seguintes pontos sobre a infecção por Candida em homens:

  • O que é candidíase.
  • Fatores de risco para candidíase nos homens.
  • Sintomas da candidíase em homens.
  • Tratamento da candidíase nos homens.

Neste texto vamos falar exclusivamente da candidíase peniana. Se você está à procura de mais informações sobre sobre o fungo Candida, acesse também os seguintes links:

CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento.
CANDIDÍASE VAGINAL ? Causas, sintomas e tratamento
Tratamento da Candidíase Vaginal.
SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral.
FOTOS DE CANDIDÍASE ORAL.

O que é candidíase

A Candida, cuja espécie mais comum é a Candida albicans , é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal de até 80% da população. Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema imunológico é bastante eficaz em controlar a população deste fungo, fazendo com que ele exista apenas em pequena quantidade na nossa pele.

O problema com o fungo Candida surge quando o nosso sistema imunológico encontra-se enfraquecido e/ou quando há uma súbita alteração na flora natural de bactérias da nossa pele, como nos casos de uso prolongado de antibióticos. Essas alterações tornam o nosso organismo um ambiente mais propício para a proliferação da Candida, que passa a se reproduzir sem limitações, podendo infestar a pele e invadir tecidos mais profundos, provocando intensa reação inflamatória. A candidíase é o termo que usamos para designar a inflamação provocada pela invasão do fungo Candida. Ter Candida na pele de forma assintomática é, portanto, diferente de ter a doença candidíase.

A candidíase pode acometer diversos órgãos diferentes, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns. Em casos mais graves, geralmente em pacientes com imunossupressão severa, a Candida pode acometer órgãos internos, como esôfago, laringe, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Fatores de risco para candidíase nos homens

Na imensa maioria dos casos, a candidíase não é uma doença adquirida através de outras pessoas. A candidíase surge porque o seu organismo perde a capacidade de controlar o crescimento da população de Candida que normalmente vive na sua pele. Isso explica por que bebês, freiras e mulheres sem atividade sexual recente podem desenvolver candidíase na região genital.

Em alguns casos, porém, principalmente na candidíase peniana, a Candida pode ser transmitida por via sexual. Se a vagina da mulher estiver colonizada com grandes populações de Candida, durante o ato sexual uma grande quantidade do fungo pode ser transferida para o pênis, aumentando o risco de balanite. O desenvolvimento ou não da balanite por Candida vai depender da capacidade do sistema imunológico do homem em lidar com essa grande população de fungo recém adquirida.

Portanto, não basta ter a Candida na genitália, é preciso que o fungo se sinta livre para se multiplicar. Alguns fatores aumentam o risco de candidíase, são eles:

– Diabetes mellitus (leia: O QUE É DIABETES MELLITUS).
– Parceiras com múltiplos episódios de candidíase vaginal.
– Uso de fraldas (seja em bebês ou idosos).
– Uso recente de antibióticos (antibióticos matam apenas bactérias, que são germes que competem por alimentos com os fungos).
– Má higiene do pênis.
– Doenças imunossupressoras, como HIV (leia: SINTOMAS DO HIV | AIDS).
– Uso de glicocorticoides ou outras drogas imunossupressoras (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).
– Quimioterapia.
– Desnutrição.
– Uso de drogas pesadas.

O risco de balanite por Candida parece ser menor em homens circuncidados (leia: CIRCUNCISÃO | Riscos e benefícios).

Sintomas da candidíase em homens

Como já referido, a infecção peniana pela Candida se manifesta habitualmente como uma balanite ou balanopostite, que é a infecção da glande e do prepúcio.

Os sintomas mais comuns da candidíase no homem são a vermelhidão, inchaço e a dor na glande. Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua na candidíase oral, também são comuns no pênis. As lesões podem causar coceira e frequentemente há ardência após o ato sexual. Também é comum o surgimento de pequenas bolhas, úlceras, feridas, descamação da pele ou corrimento purulento pela uretra.

Fotos de candidíase no homem. Clique para ampliar. Atenção: as fotos contidas acima podem ser consideradas ofensivas para certas pessoas.

O diagnóstico da candidíase pode ser confirmado através da raspagem de uma pequena amostra da lesão, que levada ao microscópio permite a identificação das leveduras da Candida.

Tratamento da candidíase em homens

O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Cotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, 2 vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no Fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL).

Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando. Se o paciente não apresenta nenhum fator de risco óbvio para a candidíase, uma avaliação da sua glicose sanguínea deve ser avaliada.

Este post também está disponível em: Espanhol

1 comentários:

  1. Não é nada fácil tratar de fungos, especialmente os fungos no pênis, algumas pessoas ficam até com vergonha e deixam de procurar um médico até que a situação piore.
    No nosso site trazemos algumas dicas de tratamento caseiro e remédios para cuidar do seu pênis e previnir doenças causadas por fungos.

    ResponderExcluir

Top Ad 728x90