Top Ad 728x90

sábado, 23 de julho de 2016

Deliciosa vitamina de banana que ajuda a perder gordura abdominal

by



O acúmulo de gordura abdominal tem sido, desde sempre, um dos maiores impedimentos para conseguir um corpo modelado e esbelto.
Em muitos casos ela surge por fatores genéticos, mas a maioria dos casos tem a ver com costumes alimentares e maus hábitos como o sedentarismo.
O que alguns desconhecem é que, além da parte estética, este acúmulo de gordura nesta região do corpo é particularmente perigoso.

Armazená-la e não fazer nada a respeito aumenta o risco de doenças cardíacas, diabetes ou apneia do sono, entre outras doenças crônicas que afetam a qualidade de vida.
Felizmente, nunca é tarde para começar a combater a gordura abdominal, e são muitas as coisas que podemos fazer para diminuí-la de forma significativa.
Em primeiro lugar é fundamental adotar uma alimentação balanceada que não exceda o limite de calorias diárias. Também se deve praticar exercícios físicos e ter um horário de sono adequado.
Somado a isso, podemos acrescentar à dieta alguma bebida saudável que ofereça um “extra” de nutrientes ao organismo para aumentar o metabolismo e controlar a ansiedade.
Neste sentido, hoje queremos recomendar uma deliciosa vitamina de banana que, ainda que não seja exatamente um queima-gorduras, serve como apoio para alcançar este objetivo.

Quais são os benefícios desta vitamina para perder gordura abdominal?

\
A vitamina é uma bebida com poucas calorias que incorpora ingredientes ricos em fibras, vitaminas e minerais que oferecem muitos benefícios à saúde.
Ela conta com alimentos como a banana, o gengibre e as sementes de linhaça, todos conhecidos por suas qualidades para perder peso de forma saudável.
Para deixar mais claro por que esta bebida é tão boa, a seguir iremos compartilhar em detalhe alguns de seus benefícios mais importantes.

Benefícios da banana

\
A banana é um alimento muito completo do ponto de vista nutricional, pois contém potássio, fibras, antioxidantes e açúcares naturais que proporcionam energia ao corpo para melhorar o seu rendimento físico e mental.
Seu consumo regular demonstrou ser bom para o sistema digestivo, já que melhora a capacidade de absorção de nutrientes e favorece a eliminação dos resíduos que ficam alojados no cólon.
Cada porção contém entre 100 e 108 calorias, equivalentes a 17,5 gramas de carboidratos complexos.
Estes últimos são importantes em toda dieta para perder peso, já que são os que o organismo requer para aumentar seu gasto calórico.
Além disso, cabe destacar que a vitamina de banana também oferece pectina, um tipo de fibra que controla a sensação constante de fome.

Benefícios do gengibre

A raiz de gengibre é uma especiaria muito conhecida na gastronomia e na medicina alternativa. Suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes são utilizadas no tratamento de vários transtornos digestivos que afetam a saúde.
Ele também é um dos grandes aliados para perder peso, já que o consumo do gengibre aumenta o metabolismo, estimula a circulação do sangue e favorece a expulsão de toxinas acumuladas.
Foi demonstrado que é um bom supressor do apetite, ideal para as pessoas que não conseguem controlar a ansiedade por comida.
Contém pouquíssimas calorias e sua versatilidade permite que seja acrescentado a infusões, sucos, sopas e muitas outras receitas.

Benefícios das sementes de linhaça

\
Faz algum tempo que as sementes de linhaça ganharam fama mundial como um dos melhores complementos para queimar gordura sem passar fome.
Estas sementes contêm carboidratos e ácidos graxos ômega 3 que aumentam o gasto energético e saciam o apetite por mais tempo.
Como se fosse pouco, seus óleos naturais protegem o revestimento estomacal, evitando a formação de úlceras ou lesões.

Como preparar uma vitamina de banana para perder gordura abdominal

\
A vitamina especial de banana é um complemento alimentar para os que estão precisando reduzir a gordura na região do abdômen.
Seu consumo acalma a constante sensação de fome e apoia as funções digestivas que participam da perda de peso.

Ingredientes

  • 1 banana madura
  • 1 laranja
  • 1/2 xícara de iogurte natural (120g)
  • 1 colher de chá de óleo de coco (5g)
  • 1/4 de colher de chá de gengibre em pó (1,2g)
  • 2 colheres de sopa de sementes de linhaça (20g)
  • 2 colheres de sopa de proteína do soro do leite (20g)

Como preparar

  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata-os na velocidade máxima até conseguir uma bebida cremosa.
  • Beba em jejum pela manhã, ou então meia hora antes de praticar atividade física.
  • Tome esta vitamina pelo menos três vezes por semana.
Lembre-se de que os benefícios desta deliciosa bebida para perder gordura variam dependendo do ritmo do seu metabolismo e dos demais hábitos adotados em seu dia a dia.

Suco especial para perder medidas, energizar o corpo e combater a anemia

by

Os sucos naturais se tornaram uma alternativa interessante para perder peso e melhorar a saúde de todo o corpo.

Eles permitem combinar ingredientes saudáveis que proporcionam um extra de nutrientes ao organismo, e assim promovem seu bom funcionamento.

Nesta ocasião queremos compartilhar uma receita muito especial, que combina as propriedades de alimentos como o kiwi, o espinafre e o melão para obter uma bebida natural contra a anemia, o sobrepeso e a fadiga.

Quais são os benefícios deste suco?

Um dos principais benefícios desta mistura de alimentos saudáveis é seu alto teor de nutrientes como o ferro e o ácido fólico, cujas deficiências no organismo são causas potenciais de anemia.

Este transtorno de saúde ocorre quando a concentração de glóbulos vermelhos diminui no organismo. Estes glóbulos são os encarregados de fornecer oxigênio a todos os tecidos.

Como consequência, uma série de sintomas que pioram a qualidade de vida quando não atendidos a tempo podem surgir.

Dentre esses se destacam:

  • Sensação de falta de ar.
  • Fadiga muscular e dificuldades para se concentrar.
  • Alterações no ciclo menstrual.
  • Pele pálida e unhas frágeis.
  • Problemas cardiocirculatórios como a taquicardia.
  • Mudanças de comportamento.
  • Dores de cabeça recorrentes.
  • Transtornos de sono.
  • Retenção de líquidos.

Por outro lado, este suco também é um aliado para emagrecer e aumentar o rendimento físico, pois promove a digestão, melhora o ritmo do metabolismo e aumenta as energias para enfrentar da melhor maneira os desafios do dia a dia.

O kiwi, um de seus principais ingredientes, proporciona quantidades significativas de fibra, vitamina C e potássio, que melhoram o movimento intestinal enquanto contribuem para controlar a pressão e o colesterol alto.

O espinafre, outro de seus protagonistas, é responsável por oferecer uma boa fonte de ferro, vitamina B9 e cálcio para favorecer a produção de hemoglobina e controlar os episódios de anemia.

Seus ingredientes adicionais, o melão e a laranja, contêm água e vitamina C, que melhoram a capacidade do organismo de absorver de forma adequada o ferro.

Como preparar este suco especial de kiwi e espinafre?

O consumo regular deste suco natural é uma boa opção para evitar a anemia e perder peso de forma saudável.

Porém, antes de começar a prepará-la, é primordial esclarecer que seus efeitos dependem muito dos outros hábitos que serão adotados por quem consumi-lo para controlar este tipo de problema.

Também são necessários, por exemplo, uma mudança de alimentação e um aumento no consumo de alimentos ricos em ferro, fibra e antioxidantes.

Desta mesma forma, o mais conveniente é pôr em prática uma rotina de exercícios diários que contribuam para melhorar a circulação e acelerar o metabolismo.

Se esses dois simples hábitos forem mantidos e esse suco for consumido, seus resultados poderão ser sentidos em questão de dias.

Ingredientes

  • 1 kiwi
  • 1 xícara de melão (180 g)
  • 1 punhado de espinafre
  • 1 laranja
  • 1/2 xícara de gelo (3 cubinhos)
  • 1/4 de xícara de água (62 ml)

Preparo

  • Descasque o kiwi e corte-o em vários pedaços ou rodelas.
  • Descasque o melão e corte-o em cubos, até obter uma xícara do mesmo.
  • Lave bem o espinafre e esprema o suco da laranja.
  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador, adicione o gelo e processe por alguns instantes.
  • Se achar que está muito grosso, adicione um pouco de água.
  • Sirva quando tudo ficar bem misturado.

Modo de consumo

  • Com a finalidade de perder peso, é recomendável consumir este suco em jejum e entre as refeições.
  • Se a ideia é combater a anemia é possível consumi-lo até três vezes por dia, meia hora antes de cada refeição principal.
  • Também é uma boa alternativa para complementar o café da manhã ou substituir o café da tarde, porque é muito pobre em calorias e é super energizante.
  • Consuma-o durante duas semanas seguidas, descanse uma semana e volte a tomar.
  • Você pode optar por consumir apenas três vezes por semana.

Inclua esse suco em seu plano de alimentação e comprove que é uma forma muito nutritiva de proteger a saúde e perder peso.

Lembre-se de que, caso esteja sofrendo de anemia, o melhor é consultar o médico para determinar o quão grave é a situação e descobrir qual é o melhor tratamento para aliviá-la o mais rápido possível.

Ainda que esta bebida não tenha contraindicações especiais, o melhor é consultar um nutricionista antes de começar a tomá-la com regularidade.

Sopa de abóbora e gengibre para perder peso

by

Que tal uma sopa de abóbora e gengibre como uma opção de refeição leve e saudável?

A abóbora é um desses alimentos que não deveriam faltar em nossa dieta. Existem muitos tipos de abóbora, mas não importa a variedade escolhida: sua polpa suave e alaranjada é repleta de propriedades que cuidam de nossa saúde e que, além disso, nos ajudam a perder peso.

A simples ideia de combinar abóbora e gengibre lhe permitirá dispor de uma opção tanto saborosa quanto efetiva para depurar toxinas, melhorar o transito intestinal e favorecer pouco a pouco a tarefa de chegar ao peso ideal.

Vale ressaltar que a sopa de abóbora e gengibre por si só não vai fazer com que emagreçamos. Trata-se de um complemento, de uma forma de proporcionar o bom funcionamento de nosso metabolismo para que, somado a uma dieta adequada e exercícios, possamos alcançar nosso objetivo.

Benefícios da abóbora para a perda de peso

É muito comum o uso da abóbora para preparar sobremesas. Ela costuma cair muito bem com chocolate e nos oferece múltiplas possibilidades.

Agora, se a consumirmos de forma natural ou junto com alimentos que também nos ajudam a perder peso como o gengibre, podemos sem dúvidas potencializar seus benefícios naturais. Vejamos agora como a abóbora pode nos ajudar a melhorar nossa aparência:

  • A abóbora é um vegetal com um índice de calorias muito baixo. Tem um bom sabor e pode substituir, por exemplo, as batatas. Desta forma mantemos uma dieta menos calórica.
  • A abóbora é, antes de tudo, um alimento muito saciante.
  • Você sabe qual é um dos melhores benefícios da abóbora? Seu alto teor de fibras, graças a isso conseguimos evitar a prisão de ventre, depurar gorduras e toxinas por meio do intestino e ter uma digestão melhor.
  • Outro dado importante é seu poder como alimento diurético. Se seu organismo costuma sofrer a clássica retenção de líquidos, se nota que com o cair do dia a calça já começa a apertar ou seu abdômen começa a inchar, não hesite em comer abóbora.
  • A melhor forma de consumir este vegetal para favorecer a perda de peso é através de um creme ou uma sopa. Nunca devemos comê-la crua, visto que é indigesta, porém, se a cozinharmos junto com outros alimentos como o gengibre, ficará deliciosa!

Gengibre para perder peso

Costumamos falar com frequência aqui em nosso espaço sobre todas as propriedades do gengibre. Ele não é considerado um alimento, mas sim um remédio medicinal com muita tradição em nossa história.

O gengibre atua quase como um analgésico suave, com princípios ativos similares ao ibuprofeno, dada a sua capacidade de desinflamar e reduzir a dor. Agora, de que forma o gengibre pode propiciar a perda de peso?

  • O gengibre reduz o nível de glicose no sangue.
  • Reduz a inflamação e combate a retenção de líquidos.
  • Eleva os níveis de serotonina, um neurotransmissor que, dentre outras funções, nos permite sentir saciados entre as refeições e evita que comamos fora dos horários fixos para isso.
  • É um facilitador das boas digestões ao estimular a produção dos sucos gástricos.
  • Favorece a absorção correta de nutrientes.
  • O gengibre ajuda na correta eliminação de dejetos do organismo, assim como toxinas que o fígado não pode depurar.
  • Também não podemos nos esquecer de algo muito interessante: o gengibre dispõe de dois compostos, o gingerol e o shogaol, os quais melhoram o metabolismo e o colocam em funcionamento para queimar calorias e gordura.

Como fazer uma sopa de abóbora e gengibre?

Ingredientes

  • 500 g de abóbora
  • 1 litro de água
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem (16 g)
  • ½ colher de chá de gengibre fresco ralado (3 g)
  • Um pouco de pão
  • 10 sementes de abóbora
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo

  • Comece com a abóbora. Corte os 500 gramas em quatro ou cinco pedaços e refogue em uma panela grande com azeite de oliva, cebola e alho.
  • Agora adicione o litro de água para cozinhar todos os ingredientes até que note que a abóbora está bem molinha. Quando estiver pronta, deixe que esfrie para logo levar ao liquidificador e bater até obter um creme bem homogêneo.
  • O passo seguinte será voltar com o creme para a panela, adicionando os 3 gramas de gengibre fresco e ralado. Dessa forma, a sopa ganhará mais sabor e os óleos essenciais do gengibre ficarão impregnados na abóbora.
  • A seguir, pegue o pedaço de pão e corte em quadradinhos. Leve a uma frigideira e adicione um pouco de azeite de oliva, alho, pimenta e as sementes de abóbora. Refogue tudo muito bem para que pegue sabor.
  • Por último, coloque a deliciosa sopa de abóbora e gengibre em um prato e, por cima, adicione os quadradinhos de pão crocantes e com sabor de alho junto com as sementes.

O sabor é maravilhoso e você vai adorar!

3 vitaminas desintoxicantes para aumentar a vitalidade

by

As vitaminas desintoxicantes são uma boa opção para os dias em que cometemos pequenos excessos em nossa alimentação e nos sentimos pesados, cansados e com pouca vitalidade.

São preparadas à base de alimentos ricos em minerais e vitaminas adequadas para regenerar os tecidos, para nutrir e para depurar o organismo. São um recurso fácil e efetivo para nos sentirmos muito melhor.

Se ultimamente você tem notado que seu processo digestivo está mais pesado, também não deixe de provar essas excelentes opções naturais que caem bem para toda a família e, além disso, oferecerão bastante energia.

Vitaminas desintoxicantes: maçã, limão e salsa

A simples combinação da maçã, o limão e a salsa lhe oferecerá um conjunto de fitonutrientes essenciais adequados, com os quais conseguirá os seguintes benefícios:

  • Otimizará as funções hepáticas: A vitamina C do limão, a pectina da maçã e os princípios depuradores da salsa te ajudarão a desintoxicar as células hepáticas e a fortalecê-las.
  • A salsa é rica em fósforo, cálcio, ferro e enxofre, ideal para mineralizar organismos carentes de energia e melhorar a funcionalidade dos rins.
  • Graças ao limão você conseguirá não apenas aumentar o nível de suas defesas como também alcalinizar seu organismo para eliminar substâncias nocivas.

Ingredientes

  • 1 maçã
  • O suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de salsa (5 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • O mais recomendável é adicionar em nossa vitamina a maçã com casca. Para isso, lembre-se de lavá-la bem antes de cortar em quatro partes.
  • Obtenha o suco do limão e coloque-o no liquidificador junto com a maçã cortada, a salsa e o copo de água.
  • Tente obter uma bebida o mais homogênea possível e tome pouco a pouco. Ela vai ajudar a começar o dia com nutrientes adequados e a desintoxicar o organismo.

Vitaminas desintoxicantes: beterraba, morango, limão e abacate

Uma forma excelente de desintoxicar nosso organismo é consumindo morango. Longe de ser uma fruta calórica, o morango se lança como um remédio diurético, depurador e anti-inflamatório.

  • Se, além disso, o combinamos com a beterraba e o limão, potencializamos seu poder energético e regulamos o trânsito intestinal.
  • Por sua vez, a beterraba é desintoxicante e curativa, melhora também nossa função hepática e suas propriedades favorecem a digestão, ao mesmo tempo em que nos ajuda a melhorar a circulação, aliviar a dor de cabeça ou a tratar a acidez de estômago.
  • Em nossa vitamina incluiremos também meio abacate, para nos revitalizar e oferecer mais nutrientes para começar o dia. O sabor é delicioso e vale a pena provar.

Ingredientes

  • 1 beterraba pequena
  • 8 morangos
  • O suco de ½ limão
  • ½ abacate
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • A primeira coisa a fazer será cozinhar uma beterraba de tamanho médico. Cote-a pela metade e reserve.
  • Quanto aos morangos, lave-os e corte-os pela metade, depois inclua no liquidificador junto com a beterraba e o suco de meio limão.
  • Em nossa vitamina matinal desintoxicante e energética cairá muito bem adicionar meio abacate. Isso dará um sabor mais fino e delicioso que sem dúvidas vai te encantar.
  • Porém, devemos destacar que se não for temporada de morango, o abacaxi também cairá muito bem nessa vitamina.
  • Já no liquidificador, obtenha uma vitamina bem homogênea com o morango, a beterraba, o suco de limão e o copo de água. Ela fica com uma cor atrativa!

Vitaminas desintoxicantes: Salsão e mel

O salsão é um desintoxicante natural muito adequado para alcalinizar nosso organismo. Combate doenças reumáticas, reduz a hipertensão e trata muitos problemas estomacais de forma adequada.

  • Podemos dizer sem enganos que o salsão é um vegetal imprescindível na hora de preparar qualquer vitamina desintoxicante. Se, além disso, adicionamos um elemento igualmente curativo, com é o caso do mel, obtemos um remédio que cairá muito bem nos dias em que nos sentirmos cansados e com poucas energias.
  • O mel é um depurador natural capaz de fortalecer nosso sistema imunológico e de aliviar a acidez do estômago.

Se tomamos essa bebida à base de mel e salsão ao longo de todo o dia, conseguimos um bem-estar insuperável..

Ingredientes

  • 3 ramos de salsão
  • 2 colheres de mel (50 g)
  • 1 litro de água

Preparo

  • Primeiramente limpe e corte os ramos de salsão para, depois, amassá-los um pouco com a ajuda de um pilão. Dessa forma faremos com que seus óleos essenciais saiam.
  • Adicione no liquidificador e inclua um copo de água e as duas colheres de sopa de mel. Bata bem para obter uma bebida homogênea.
  • A seguir, já em uma jarra, adicione a vitamina à base de mel e salsão e a dilua em mais três copo de água.
  • Vá bebendo ao longo de todo o dia. O primeiro copo em jejum e os dois seguintes 20 minutos antes de cada refeição. O resultado será sensacional.

Benefícios da compota de maçã

by

Talvez não se trate de um prato delicioso; no entanto, tem muitas propriedades que valem a pena serem conhecidas.

No seguinte artigo contaremos quais são os benefícios da compota de maçã. Vamos lá?

Maçãs em compota: para que servem?

Esta fruta é uma das mais saudáveis que existe e, por isso, vale a pena ser consumida de todas as maneiras. Além de desfrutá-la crua (com ou sem casca, como preferir) ou assada, existe uma receita que certamente conhece da infância: a compota.

Este prato típico das crianças é muito simples de ser preparado e a boa notícia é que conserva todas as propriedades e nutrientes da maçã. Nos traz antioxidantes, flavonoides e vitaminas.

Por exemplo, a compota tem a capacidade de reduzir as doenças cardiovasculares ou o câncer (entre outras doenças crônicas). Por esta razão aconselha-se também seu consumo entre os adultos.

  • Foi descoberto que a frutose que a maçã contém aumenta a eliminação de toxinas.
  • Se adicionarmos mel e canela não só melhoraremos o sabor, como também aumentaremos os benefícios.
  • Esta sobremesa serve para todas as idades e é realmente deliciosa e benéfica para nossa saúde.

Principais propriedades da compota de maçã

A maçã é uma das fontes de nutrientes mais importantes que a natureza nos oferece. Além disso nos ajuda a:

Reduzir o envelhecimento celular

As maçãs são grandes fontes de vitamina C (a encarregada por melhorar nossas defesas), por isso que consumir uma maçã por dia nos traz 11% do necessário para estarmos saudáveis e fortes.

Também foi comprovado que permite reduzir o dano que os radicais livres provocam e previne a atrofia de certos órgãos e células. Isto é muito frequente em pessoas idosas.

Melhora a digestão

  • A maçã em compota traz uma boa quantidade de fibra insolúvel para o organismo. Para isso, deixe a casca na receita.
  • Favorece a mobilidade intestinal e aumenta o volume das fezes.
  • Para uma funcionalidade digestiva e intestinal correta os homens entre 19 e 50 anos precisam de 38 gramas de fibra por dia. As mulheres, 25 gramas diários.

Por isso, esta sobremesa é perfeita para aqueles que sofrem com prisão de ventre. Para poder aumentar seus efeitos se recomenda beber muita água.

Ajuda a recuperar o apetite

Em crianças e adultos convalescentes a compota de maçã é perfeita para devolver a vontade de comer. Recomenda-se para pessoas com saúde delicada que não podem mastigar ou engolir a comida.

Também é usado naqueles com problemas digestivos, bulimia ou anorexia.

Sacia a fome

O contrário acontece com as pessoas saudáveis e que, por exemplo, desejam emagrecer.

Uma xícara de compota de maçã sem açúcar somente traz 100 calorias. Para muitos isto é suficiente para passar várias horas sem comer ou sem tentar comer qualquer outro lanchinho indevido.

Combinado com uma colher de amêndoas ou uvas passas será uma sobremesa que trará gorduras , proteínas e carboidratos saudáveis. E a sensação de saciedade será muito maior!

Como preparar a compota de maçã?

Agora que você já sabe das propriedades e benefícios desta maravilhosa sobremesa, seria legal aprender a prepará-la em casa. Esta é uma receita muito fácil e rápida!

Desfrute de todos os nutrientes e compartilhe com sua família depois do almoço ou de jantar.

Ingredientes

  • 3 maçãs vermelhas
  • 1 colher de canela em pó (5 g)
  • 2 colheres de mel (50 g)

Modo de Preparo:

  • Lave bem as maçãs e corte-as em quartos.
  • Retire o centro, o cabinho e as sementes.
  • Coloque em uma bandeja de forno e cozinhe por 40 minutos a 120 ºC.
  • Retire do forno e deixe amornar antes de processá-las no espremedor de batatas e conseguir uma pasta.
  • Adicione a canela e o mel (pode-se usar mais ou menos quantidade de acordo com seu gosto).
  • Coloque em envases individuais e, uma vez que alcançarem a temperatura ambiente, conserve na geladeira.
  • Pode ser servido frio ou quente. Tudo depende do que preferir.
  • Também pode ser combinado com frutas: figos e peras são as que melhor casam com as maçãs.

A compota de maçã tem contraindicações?

Caso o consumidor da compota sejam idosos, convalescentes ou crianças com baixo peso, recomenda-se adicionar uma colher de azeite à receita para aumentar suas propriedades.

Esta sobremesa deve ser evitada em aqueles com intolerância à frutose. Neste caso pode-se usar morangos, framboesas ou abacaxi no lugar da maçã, e misturar com arroz.

 

Qual é a diferença entre o purê e a compota de maçã?

Muitos se perguntam sobre esta questão porque acreditam que é a mesma receita.

No entanto, a compota é preparada com a maçã cozida e o purê quando está crua. No último caso descasca-se e rala a maçã. Também podem ser adicionados canela, mel ou passas ao purê.

Como fazer um amaciante de roupas em 5 passos simples

by

O amaciante de roupas se tornou um dos produtos mais utilizados nos lares da maioria das pessoas.

Com ele protegemos o tecido de nossas roupas preferidas, neutralizamos os maus odores e damos a elas uma agradável maciez para o próximo uso.

Atualmente podemos adquirir amaciantes de vários tipos no mercado, de diferentes tamanhos, aromas e preços.

No entanto, para quem prefere as opções ecológicas e saudáveis, existem algumas receitas caseiras que podemos fazer com ingredientes naturais muito econômicos e fáceis de adquirir.

A seguir queremos compartilhar seus benefícios e os passos que você deve seguir para preparar um amaciante de roupas em casa.

Por que fazer um amaciante de roupas caseiro?

Algumas pessoas poderiam pensar: “Por que se complicar para produzir amaciantes caseiros quando é possível adquiri-los prontos no mercado?” A verdade é que é um processo bastante fácil e eles contam com alguns benefícios extra que deveríamos considerar.

A receita que compartilharemos neste artigo é boa para deixar as roupas macias e com sua cor intacta.

Ele é recomendado para realçar os tons de roupas escuras, mas também para eliminar marcas de suor que podem deixar as peças brancas encardidas.

Diferentemente de outros produtos com o mesmo fim, este amaciante ecológico é benéfico para a máquina de lavar, já que facilita a eliminação da cal da água, os restos de sabão e o mofo.

Como não contém substâncias químicas agressivas para o ambiente e nem para a pele, é uma boa alternativa para os que sofrem com alergias ou sensibilidades.

Além disso, é uma boa opção para suavizar e deixar em perfeitas condições as roupinhas do bebê.

Não contém fragrâncias nem substâncias prejudiciais

Ainda que o ignoremos quase o tempo todo, muitas das fragrâncias e produtos químicos presentes nos amaciantes comerciais podem causar problemas de saúde.

Embora seu aroma seja agradável, está comprovado que em algumas pessoas eles podem piorar a rinite e as irritações na pele.

Como ocorre com os demais produtos comerciais para a limpeza do lar, a maioria de seus efeitos negativos não são notados de forma imediata. As reações podem começar dias ou semanas depois de ter contato com as substâncias.

Tudo indica que contenham ftalatos, compostos químicos que ajudam o aroma a durar mais tempo. No entanto, testes em animais sugerem que eles seriam os responsáveis por transtornos hormonais.

Por tudo isso, não há dúvidas de que as alternativas ecológicas são mais convenientes em todos os sentidos.

Se você já está convencido, não hesite em fazer a seguinte receita toda vez que quiser obter todos os seus benefícios.

Passos para fazer um amaciante de roupas natural

Este amaciante natural consiste em aproveitar as propriedades de ingredientes básicos como o bicarbonato de sódio e o vinagre branco, amplamente conhecidos quando o assunto é limpeza natural.

Ambos unem seus compostos ativos para deixar as roupas limpas e com cores vivas.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (500 ml)
  • 1 xícara de vinagre (250 ml)
  • ? de xícara de bicarbonato de sódio (66 g)
  • 6 gotas do óleo essencial de sua fragrância favorita

Passo 1

  • Dilua a xícara de vinagre branco com as duas partes de água e coloque num recipiente.

Passo 2

  • Com muito cuidado, adicione pouco a pouco o bicarbonato de sódio à mistura, sem desperdiçar nada.
  • Leve em conta que isso terá um efeito efervescente, que aumentará se você verter todo o bicarbonato de uma só vez.

Passo 3

  • Mexa com uma colher até que tudo esteja bem dissolvido.
  • Em seguida, junte as gotas do seu óleo essencial favorito para dar um aroma mais especial ao amaciante.

Passo 4

  • Use o amaciante na sua máquina de lavar, como faria com o comprado pronto.

Passo 5

  • Realize o ciclo de lavagem normal, estenda as roupas e perceba a diferença.

Conselhos que você deve levar em conta

  • Se quiser que o produto tenha uma consistência mais espessa, você pode adicionar um pouco de condicionado de cabelo.
  • No caso de manchas nas axilas ou golas, deixe a roupa de molho no amaciante por uns 30 minutos antes de lavá-la normalmente. Também pode-se aplicar vinagre branco puro sobre as regiões afetadas.
  • Para fixar as cores nas roupas manchadas, acrescente uma xícara de vinagre branco no último enxágue do ciclo de lavagem.

Como você pode notar, não é preciso investir muito nem expor a sua saúde para deixar suas roupas macias e bem cuidadas. Anime-se a experimentar este truque!

Suco desintoxicante de laranja, cenoura e gengibre

by

Com este suco desintoxicante à base de laranja, cenoura e gengibre, obteremos um grande equilíbrio interior e um bem-estar adequado que será refletido de dentro para fora.

A razão pela qual devemos dar importância a este tipo de bebida natural é simples: em algumas ocasiões nosso organismo chega ao seu limite e começamos a notar os efeitos do nosso estilo de vida.

Fatores como uma alimentação incorreta ou o estresse trazem consequências que se refletem em um cansaço evidente, dor de cabeça, retenção de líquidos e má digestão.

Algo tão simples como começar o dia com este suco natural pode ajudá-lo de forma muito positiva a reverter a maioria destes efeitos. Coloquemos em prática?

A necessidade de eliminar a toxicidade do nosso organismo

Nosso corpo pode chegar a ser um autêntico armazém de agentes tóxicos. E quem diz isso não somos nós, mas sim o Instituto de Pesquisas Médicas da Universidade da Catalunha (Espanha).

Através do estudo dos exames de diversos pacientes e voluntários foi possível determinar quais eram os agentes tóxicos mais comuns no corpo humano.

  • Foram encontrados desde contaminantes químicos vindos do meio ambiente até resíduos industriais ou pesticidas usados na agricultura, ou produtos da cadeia alimentar que são oferecidos aos próprios animais.
  • Os alimentos conservados, pré-cozidos ou com muitos conservantes também causaram uma toxicidade importante.
  • A maquiagem, os sabonetes ou outros produtos de limpeza ou beleza também se acumulam, muitas vezes em forma de tóxicos.
  • Outro dado importante é que nosso próprio organismo também gera rejeitos procedentes de células mortas que o fígado deve processar e eliminar.

Tudo isso nos indica a grande variedade de tóxicos aos quais nosso corpo é tão sensível e receptivo. Os especialistas também detalharam esta classificação:

  • Tóxicos asfixiantes: afetam os tecidos, fazendo com que não chegue oxigênio a eles.
  • Tóxicos cancerígenos: são os que afetam a estrutura do RNA (ácido ribonucleico) e do DNA (ácidos desoxirribonucleico).
  • Tóxicos irritantes: são os que inflamam nossos tecidos e que podemos respirar, tragar ou simplesmente tocar.
  • Tóxicos neuromoconioticos: afetam o tecido pulmonar.
  • Tóxicos sistêmicos ou focais: existem determinados tóxicos que podem afetar qualquer um de nossos órgãos ou alguns especificamente.

Apesar desses dados nos assustarem um pouco a princípio cabe dizer que, em geral, nossos corpos armazenam “pequenas quantidades” de toxicidade. Agora, o problema está na acumulação.

Se não facilitamos para nosso organismo a depuração desses tóxicos por meio de remédios naturais como esses sucos, podem surgir doenças como a asma, a diabetes e outras condições de saúde. Logo, vale a pena manter uma boa alimentação e tomar muito líquido.

Laranja, cenouras e gengibre para desintoxicar o organismo

Qualquer alimento natural de cultivo orgânico e rico em vitaminas já é por si só um agente terapêutico capaz de liberar esses componentes tóxicos que se acumulam em nosso corpo.

Em nosso espaço falamos com frequência dos benefícios de tomar um copo de água morna com limão todo os dias, um remédio excepcional para depurar nosso organismo.

Hoje queremos recomendar outra combinação muito poderosa com múltiplas ações que serão de grande ajuda. Indicamos a seguir quais são seus ingredientes básicos.

As laranjas

Segundo diversas pesquisas, o consumo regular de suco de laranja nos permite enfrentar o estresse oxidativo.

Todas as moléculas residuais procedentes da atmosfera tendem a envelhecer nossos tecidos, a nos inflamar e aumentar o risco de desenvolvermos diversas doenças.

  • Segundo o Departamento de Endocrinologia da Universidade de Buffalo, em Nova York (Estados Unidos), as laranjas têm uma interessante ação depuradora e protetora frente aos efeitos de uma má alimentação.
  • A vitamina C presente nas laranjas favorece a correta circulação do sangue, cuidando do equilíbrio de nosso colesterol e combatendo a aterosclerose.

As cenouras

  • Graças ao seu teor de vitaminas, betacarotenos e fibras, as cenouras melhoram nossa saúde hepática para que possamos depurar melhor o organismo.
  • Outro dado interessante é que o óleo de cenoura é rico em carotenol e alfa-pineno, muito adequados para desinflamar tecidos e regenerar o fígado quando sofremos de esteatose hepática.

O gengibre

O gengibre é uma raiz medicinal com propriedades energizantes e depurativas. É o componente ideal para acompanhar muitos de nossos pratos e sucos para reduzir a carga de tóxicos em nosso organismo.

  • É interessante lembrar que o gengibre é um grande anti-inflamatório natural que combaterá também a clássica retenção de líquidos.

É preciso destacar que pessoas que sofrem de hipertensão não devem incluir o gengibre em seu suco desintoxicante, visto que ele tem propriedades estimulantes.

Como preparar nosso suco desintoxicante?

Ingredientes

  • 2 laranjas
  • 2 cenouras
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g)

Preparo

  • O suco ficará pronto em pouco mais de 5 minutos. Para isso, pegue as laranjas e cenouras (preferencialmente de cultivo orgânico). Depois de obter o suco das laranjas, basta lavar bem as cenouras e cortá-las em pedacinhos para facilitar o processamento.
  • Rale a raiz de gengibre (lembre-se de que pouco é suficiente), adicione-a no liquidificador junto com o copo de água, as cenouras e o suco das duas laranjas e processe até conseguir uma mistura homogênea.

É delicioso! Você se anima a tomar este suco desintoxicante pela manhã?

Remédios caseiros para aliviar dores menstruais

by



Muitas mulheres na idade reprodutiva são afetadas por dores muito fortes e desagradáveis durante o período menstrual.
Existem alguns remédios caseiros para aliviar as dores menstruais. Neste artigo analisaremos produtos naturais que ajudarão as mulheres a suportar os momentos dolorosos e incômodos da menstruação de maneira mais leve.
Veremos como alimentos de uso diário e práticas saudáveis serão de ajuda nesses dias e poderemos nos esquecer dos comprimidos e produtos químicos que, apesar de ajudarem, não são tão saudáveis para o organismo. Confira a seguir!

Alimentos para tratar as dores menstruais

O consumo de infusões bloqueia os chamados espasmos musculares ou cólicas (pontadas).
  • Infusões de camomila: A camomila é um remédio natural contra as dores ou o mal-estar do estômago devido aos seus compostos florais. Seu consumo neste caso pode aliviar muito as dores nos ovários.
  • Infusões de canela: A canela fervida em água é um calmante utilizado para este tipo de dores devido à sua capacidade relaxante.

Práticas saudáveis

  • Calor: ainda que o calor possa causar um aumento do fluxo menstrual, sua aplicação aliviará a dor. Aqueça saquinhos de ervas ou panos e aplique na região do abdômen. Não se exceda na temperatura.
  • Massagens: podemos usar nossos próprios dedos para massagear a região dos ovários durante alguns minutos. Pode ser que a princípio não notemos alívio, mas depois de um tempo massageando a área será possível notar uma melhora evidente. Podemos adicionar algumas gotas de sálvia romana ou álcool de alecrim a essa massagem.
  • Aromaterapia: podemos usar os aromas como meio caseiro de aliviar as dores menstruais. Seu efeito analgésico aliviará a região, por isso teremos que aplicar no abdômen e massagear com algum dos seguintes produtos naturais:
    •  Lavanda: Sua ação sedativa ajudará a relaxar o sistema nervoso e, portanto, as dores menstruais.
    •  Óleo de soja: Nos ajudará graças aos seus efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.
  • Esportes: praticar esportes nesses dias ajudará a diminuir a sensação de inchaço e melhorará o fluxo sanguíneo. Se as dores forem fortes, deveremos optar por atividades esportivas mais suaves tais como sair para caminhar ou fazer alongamentos.
\
Com a prática regular de esportes, comprovaremos que as dores vão diminuindo mês após mês.
O período menstrual costuma se apresentar às mulheres na forma de dias incômodos e dolorosos, mas seguindo algumas dicas e recorrendo a remédios caseiros, conseguiremos passar por eles com mais naturalidade e descanso.
Imagem oferecida por Yourdon.

Como combater a flacidez e estrias na barriga com um tratamento caseiro

by

A barriga é uma das regiões do corpo que todos os homens e mulheres querem conservar em perfeito estado, livre de gordura e flacidez.

Infelizmente trata-se de uma das áreas que mais tende a revelar o peso e outros problemas, como a retenção de líquidos ou a inflamação.

Uma boa alimentação e a prática contínua de exercícios físicos são o segredo para manter a barriga magra e firme.

No entanto, para melhorar sua aparência podemos levar em conta outros truques que contribuem para manter sua pele firme, tonificada e sem estrias.

Neste artigo propomos um tratamento caseiro elaborado com ingredientes naturais que hidratam, firmam e reparam a pele.

Trata-se de uma alternativa mais econômica que os cremes vendidos no mercado, que não produz irritações nem outros efeitos negativos.

Gostaria de saber do que se trata?

Tratamento caseiro de pepino e aloe vera contra a flacidez

A combinação das propriedades do pepino com a aloe vera nos dá como resultado um tratamento nutritivo para a beleza da região abdominal.

Ainda que não sirva para perder peso, é um bom complemento para proteger a pele e evitar o surgimento de estrias e de flacidez.

Apesar de seus ingredientes serem naturais e tardarem mais em dar resultados, está comprovado que seu uso contínuo traz benefícios maravilhosos.

Como não queremos deixar dúvidas quanto a isso, a seguir damos em detalhes os benefícios que cada um oferece.

Benefícios do pepino

O pepino é um vegetal muito versátil que se utiliza desde a antiguidade como base para a elaboração de vários produtos de beleza para a pele.

Seu poder refrescante e reparador faz com que seja um dos melhores ingredientes para revitalizar e hidratar a derme.

Contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes que diminuem os efeitos dos radicais livres e ajudam a frear o dano celular.

Por ser composto de mais de 97% de água, é um poderoso aliado para tonificar e aumentar a firmeza da pele.

Também contém vitamina E, óleos naturais e minerais essenciais que impedem o aparecimento de estrias, rugas, manchas e outras imperfeições.

Benefícios da aloe vera

O maravilhoso gel que a planta de aloe vera contém é um dos produtos naturais que mais se utilizam na indústria cosmética e de beleza alternativa.

Contém aminoácidos essenciais, vitaminas e poderosos antioxidantes que favorecem a beleza da pele.

Graças a uma substância conhecida como fosfato de manose, é um dos melhores agentes para ajudar na reparação de lesões da derme.

Graças a suas propriedades ele diminui o tamanho das cicatrizes, regenera as fibras desgastadas da pele e inibe os danos causados pelos radicais livres.

Também contém mucilagem, composto com efeito emoliente e cicatrizante que melhora a aparência de quase qualquer parte do corpo.

Seus principais usos são tópicos, mas com seu consumo também obtemos benefícios incríveis para a saúde.

Como preparar este tratamento caseiro de pepino e aloe vera?

A vantagem deste tratamento caseiro de pepino e aloe vera é que seus ingredientes são 100% ecológicos e muito fáceis de serem adquiridos no mercado.

Seus efeitos variam de acordo com a pessoa, mas podem aparecer rapidamente quando mantemos bons hábitos.

Ingredientes

  • 1 pepino verde
  • ½ xícara de gel de aloe vera (100 g)
  • Água destilada (quantidade necessária)

Modo de preparo

  • Para começar você deve cortar uma folha de aloe vera e extrair seu gel com a ajuda de uma colher.
  • Em seguida, descasque o pepino e corte-o em vários pedaços.
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador e junte um pouco de água para facilitar na hora de bater.
  • Bata por alguns instantes e armazene o produto em um frasco de vidro.
  • Você pode conservá-lo por até duas semanas na geladeira.

Como aplicar

  • Todas as noites, antes de dormir, limpe bem a pele da barriga e aplique o produto com suaves massagens circulares.
  • Deixe agir sem enxaguar e retire o excesso no dia seguinte.
  • Se quiser, você pode aplicá-lo em outras áreas que sofrem com a flacidez, como os braços ou glúteos.

Como acontece com outros produtos naturais, este tratamento não é milagroso nem age por si só.

Os efeitos podem ser vistos após várias aplicações, sobretudo se forem um complemento à uma dieta balanceada e exercícios para o abdômen.

Remédios caseiros para eliminar os maus odores da geladeira

by

Muitos de nós percebemos que nosso refrigerador, de repente, começa a cheirar mal. Embora isso normalmente aconteça, é muito incômodo e desagradável; e por isso revelaremos os melhores remédios caseiros para remover os odores da geladeira.

Guarde todos os alimentos em recipientes

O mais importante é evitar os maus odores; quanto mais nos importarmos com isso, mais fácil será nos livramos dos aromas desagradáveis. Isto pode ser feito protegendo bem todos os produtos que você colocar na geladeira, para que desta forma não impregnem o interior com odores desagradáveis.

Para isso, a melhor opção é usar recipientes, mas se não for possível, utilize papel alumínio ou filme. Assim você irá evitar que o cheiro de um alimento se junte a outros odores desagradáveis da geladeira.

Causas dos maus odores

Apesar dos cuidados que tomamos, seja por erro ou por acidente, pode ser que algum odor desagradável apareça na sua geladeira. Isso pode acontecer devido a diversas razões.

O mais comum é por deixar um alimento por muito tempo na geladeira e este estrague. Este acidente pode ser resolvido facilmente removendo a comida estragada e limpando corretamente a área.

Outro motivo pode ser que realizemos uma viagem de férias ou haja uma possível queda de energia; isso fará diversos produtos estragarem, e será necessária uma limpeza completa da geladeira.

Técnicas para eliminar os maus odores do refrigerador

Como dito, ás vezes é necessário realizar uma limpeza completa da geladeira, ou seja, em todas as prateleiras, gavetas, portas e etc.. Para esta limpeza profunda, é melhor usar água com bicarbonato de sódio; deixar fazer efeito e, finalmente, secar a área.

Depois de realizar a limpeza da geladeira podemos implementar alguns truques que vão ajudar a eliminar ou reduzir os odores na geladeira:

  • Colocar um recipiente com suco de limão dentro da geladeira
  • Deixar um limão cortado pela metade com alguns cravos (especiaria), colocados na sua polpa.
  • Colocar uma taça, copo ou outro recipiente com café moído. Tenha em mente que este método nos ajudará a eliminar odores, mas irá adicionar o cheiro do café.
  • Colocar um prato dentro da geladeira com borra de café.
  • Colocar bicarbonato de sódio em um recipiente.Com este método atingiremos dois objetivos: eliminar os odores desagradáveis do refrigerador e reduzir a umidade que se encontra no interior do eletrodoméstico. É por isso este método é um dos melhores.
  • Colocar um prato com pão duro dentro da geladeira.
  • Colocar carvão vegetal.

Imagem cortesia de Miguel Vaca.

Deixar de fumar: 3 remédios simples para começar o dia e combater a síndrome de abstinência

by

Um dos maiores problemas que as pessoas que querem parar de fumar enfrentam é começar o dia sem ter que recorrer a um cigarro.

O nosso corpo, especialmente o cérebro, está tão acostumado à presença de nicotina que, quando percebe um déficit deste elemento tóxico, reage com uma série de sintomas que definem o que é conhecido como síndrome de abstinência.

Temos que ter bem claro que, na hora de deixar de fumar, as mesmas estratégias não servem para todo mundo. É portanto necessário que você encontre as técnicas que mais se adaptem às suas características.

No entanto, vale a pena conhecer alguns conselhos simples com os quais enfrentar um dos piores momentos cotidianos quando alguém deseja abandonar o hábito de fumar: as manhãs.

A síndrome da abstinência matinal

É um fato muito conhecido que o fumante habitual tem seus próprios momentos-chave nos quais gosta (ou precisa) acender um cigarro:

  • Ao levantar
  • Em reuniões sociais
  • Após as refeições
  • Enquanto toma um café
  • Nas pausas do trabalho

Dentre todos esses, o que mais custa quando alguém deseja parar de fumar é o primeiro, e a razão disso se deve ao seguinte:

Após uma noite de sono e descanso, o nível de nicotina no sangue vai diminuindo. Quando acordamos, o cérebro sente esse déficit e reage nos ?animando? a administrar essa ?droga? com a qual se habituou.

  • Os neurônios precisam desse elemento; ainda que nocivo, não deixa de ser um estimulante que se integrou à sua rotina diária de trabalho.
  • Ao dispor de nicotina, inicia-se uma série de mudanças metabólicas e físicas com as quais compensar essa carência e, além disso, nos animar a acender de novo um cigarro.
  • O mais comum quando se é fumante é acender um, ou vários, cigarros, logo após abrir os olhos e até antes do café da manhã. Algo que, sem dúvida, faz muito mal para a nossa saúde.
  • Quando nos comprometemos a abandonar o hábito, devemos ter consciência de que os três primeiros dias serão os mais difíceis. Serão dias em que nosso cérebro vai reclamar, pedindo essa dose matinal de nicotina.

O primeiro muro que teremos que enfrentar em nossa ?prova de resistência? para deixar de fumar será vencer a síndrome de abstinência matinal. Oferecemos a você três remédios.

Deixar de fumar: 3 remédios para começar o dia

Remédio 1: água medicinal

Esta bebida natural, desintoxicante e rica em antioxidantes nos permitirá, por um lado, eliminar parte dessas toxinas que ficam armazenadas em nosso sangue e nos proporcionará uma boa quantidade de vitamina C.

Ingredientes

  • 1 limão
  • 1 laranja
  • 1 cenoura
  • 1 colher de chá de gengibre em pó (5 g)
  • 1 colher de chá de ginseng (5 g)
  • 15 uvas
  • 1 litro de água
  • 3 cubos de gelo

Modo de preparo:

O sabor intenso do limão e do gengibre são muito bons para combater a síndrome de abstinência. Assim, não hesite sobretudo em encontrar os melhores ingredientes e sempre prefira os de cultivo orgânico.

  • O primeiro passo para preparar esta água medicinal será obter o suco da laranja e do limão. Reserve a casca do limão. A seguir, lave a cenoura, corte-a em pedacinhos e bata no liquidificador.
  • Obtenha uma mistura homogênea dos sucos de laranja e limão, cenoura, o ginseng em pó, o gengibre e as uvas. Finalmente, adicione o litro de água, as cascas de limão e os cubos de gelo.
  • Beba assim que levantar.

Remédio 2 para purificar seus pulmões

Ingredientes

  • 1 cebola
  • ½ litro de água
  • 1 colher de chá de cúrcuma (5 g)
  • 1 pedacinho de raiz de gengibre (5 g)
  • 2 colheres de mel (50 g)

Modo de preparo:

  • Leve meio litro de água ao fogo para ferver. Depois de começar a ferver, junte a cebola descascada e cortada em quatro partes. Adicione o gengibre, a cúrcuma em pó e as duas colheres de mel.
  • A seguir, deixe cozinhar durante 35 a 40 minutos em fogo médio. O objetivo é obter uma bebida ligeiramente espessa, como um xarope.
  • Após esse período, deixe a mistura repousar mais meia hora para depois coá-la. Beba duas colheres a cada manhã.

Remédio 3: chá de raiz de alcaçuz

Ingredientes

  • 1 colher de raiz de alcaçuz (10 g) (você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais)
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1 colher de mel (25 g)

Modo de preparo:

  • A raiz de alcaçuz é anti-bactericida, emoliente, expectorante e anti-inflamatória, ideal para combater os efeitos da síndrome de abstinência.
  • Para isso, basta levar a água ao fogo e adicionar a raiz de alcaçuz, deixando cozinhar por 20 minutos.
  • Deixe esfriar e adoce com mel.

É um remédio muito eficaz e delicioso para deixar de fumar. Convidamos você a prová-lo.

Como cultivar estévia em casa e aproveitar suas propriedades adoçantes

by

A estévia é uma planta de origem tropical cujo comportamento varia em climas mediterrâneos, apresentando uma importante interrupção no seu crescimento quando chega a época do outono/inverno.

Por isso, é considerada uma planta plurianual, ou seja, que pode brotar novamente durante quatro ou cinco anos. Na primavera ela apresenta novos brotos que surgem sob as suas raízes.

Desde então, e até o meio do verão, pode se reproduzir por enxertos, de forma similar aos gerânios.

No entanto, não devem ser plantados brotos novos que terminem com uma flor, porque nunca enraizariam. Além disso, essas flores nunca produzem sementes com poder de germinação, portanto, a reprodução pode se dar apenas por enxerto.

Assim, se a plantarmos a partir de uma boa variedade, obteremos um fornecimento interminável de uma planta com muitas qualidades medicinais.

Ainda que ela seja desconhecida para muitos, trata-se de uma poderosa arma contra os altos níveis de açúcar no sangue, a hipertensão arterial e vários problemas digestivos.

Também acredita-se que ela ajuda no tratamento de pessoas que sofrem de ansiedade e de transtornos graves, como a obesidade.

Como cultivar estévia em casa?

O cultivo de estévia no jardim de sua casa é possível, sobretudo se você tem interesse em aproveitar os benefícios que ela oferece para a saúde.

Para conseguir isso, é preciso levar em conta algumas instruções de cultivo, certos cuidados e a forma correta de coletar as folhas.

Material necessário

  • 1 vaso grande
  • Os 10 cm finais de um broto de estévia (assegure-se de que não tenha uma flor)
  • Terra adubada (suficiente para preencher todo o vaso)
  • Água para regar

Passo 1

  • Encha o vaso com a terra adubada, que você pode adquirir em uma loja de plantas.
  • Regue com um pouco de água, até que a terra fique bem úmida.

Passo 2

  • Retire duas ou três folhas da parte de baixo do broto de estévia para facilitar o plantio na terra.
  • Enterre bem e pressione um pouco com os dedos ao redor do talo para que faça contato com a terra úmida.
  • Leve em conta que você não deve deixar passar muito tempo desde o corte do broto até o momento de plantá-lo.

Passo 3

  • Coloque o vaso num lugar que tenha sombra, para evitar que receba raios diretos do sol. Então, regue três vezes ao dia para garantir que a terra permaneça com umidade suficiente.

Passo 4

Passados cerca de 28 a 30 dias, você poderá notar que o broto de estévia começa a se endireitar, ficando reto. Assim que as folhas começarem a brotar, você pode colocar a plantinha num lugar com mais sol, para que não pare de crescer.

  • Quando o broto for transplantado para o jardim, comece a retirar as folhas novas, e só é necessário regar uma vez ao dia.
  • No verão, rega-se a planta todos os dias, mas na primavera e no outono deve-se verificar se a terra não está úmida.
  • No inverno só regue a planta quando for necessário, já que o excesso de água pode fazer as raízes apodrecerem.

Passo 5

  • No final do outono, ao notar que a planta se enche de flores e não cresce mais, é o momento de podá-la, deixando-a com apenas 10 cm de altura.

Passo 6

  • Para desidratar as folhas, procure não lhes colocar num local que receba sol diretamente, para que suas propriedades não sejam perdidas.
  • Em pequenas quantidades, podem ser desidratadas dentro de casa, onde pode haver uma temperatura melhor.

Uso medicinal da estévia

Foi comprovado que a estévia é muito boa para pacientes com diabetes tipo 2, que compreendem 90% dos pacientes diabéticos em todo o mundo.

Até agora, os casos de diabetes tipo 1 só puderam ser tratados com o uso da insulina.

Considera-se que seu consumo pode controlar o excesso de glicose no sangue, mas também alivia doenças do sistema digestivo e do sistema cardiovascular.

As pessoas com transtorno de obesidade podem utilizá-la para queimar gordura com mais facilidade.

Por outro lado, a estévia também tem propriedades diuréticas, o que faz com que seja um bom remédio para purificar os rins e eliminar o excesso de líquidos retidos.

Como deve ser consumida?

Recomenda-se consumir quatro folhas novas antes ou durante o café da manhã, e outras  quatro folhas horas antes do jantar.

Se você não tiver folhas frescas, pode empregar as folhas desidratadas, fazendo uma infusão. Isso pode ser preparado toda vez que você quiser beber o chá, ou você pode fazer uma quantidade suficiente para dois dias.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas desidratadas de estévia trituradas (20 g)
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Leve ao fogo um litro de água para ferver e, quando ferver, retire do fogo e junte as duas colheres de estévia seca.
  • Deixe repousar por pelo menos 30 minutos antes de consumir, para que a folha desprenda suas propriedades no líquido.
  • Coe a infusão e beba uma vez ao dia.

Anime-se a cultivar estévia em casa e aproveite uma experiência muito agradável. Como resultado, você obterá uma excelente aliada para seu corpo e sua saúde.

Como aliviar a dor de estômago com remédios caseiros?

by

Existem várias causas para uma dor de estômago, como uma indigestão, uma possível intoxicação causada por algum alimento, por uma prisão de ventre ou por uma moléstia passageira.

Não importa qual seja a razão, a realidade é que pode afetar a qualquer pessoa, em qualquer momento, e é uma experiência muito desagradável. Para aliviar rapidamente este incômodo existem vários remédios caseiros muito efetivos.

O gengibre

O gengibre pode nos trazer vários benefícios, já que tem propriedades anti-inflamatórias, tornando-o muito útil para o tratamento contra a dor de estômago, além de melhorar a digestão e acabar com a acidez estomacal.

Para prepará-lo descasque uma rodela de gengibre, rale e prepare um chá.

Outra forma de consumir o gengibre é misturar duas colheres de suco de limão com uma de gengibre e meia colher de açúcar, misturar muito bem e tomar o suco duas vezes, uma pela manhã e outra pela tarde.

A camomila

Esta maravilhosa planta é um excelente calmante para os nervos, mas além disso tem propriedades anti-inflamatórias e sedativas que ajudam a relaxar o trato digestivo e eliminam os espasmos. Pode-se preparar um delicioso chá com as flores e algumas gotas de suco de limão. Tome o chá quente para acabar com a dor de estômago.

A menta

A menta é excelente para melhorar e aumentar o fluxo de bile, o que ajuda a melhorar a digestão. Pode-se preparar um chá com folhas de menta e uma colher de suco de limão.

Cristais de aloe vera

O aloe vera tem múltiplos benefícios para nosso organismo, pode servir tanto para as dores de estômago quanto para a diarreia e para a constipação.

Pode-se fazer um suco com alguns cristais de aloe vera, com um pouco de suco de limão, isto é muito efetivo para aliviar a dor de estômago.

Colocar compressas de água quente

As compressas de água quente ajudam a relaxar os músculos e as contrações estomacais que podem causar a dor de estômago. Para realizar este tratamento a única coisa a ser feita é esquentar água e molhar uma toalha, escorra-a muito bem e coloque-a sobre o abdômen até esfriar, depois repita a operação.

Outro modo de aplicar calor sobre esta zona é colocar arroz em uma bolsa e esquentá-la no micro-ondas, não deixe ficar muito quente, pois pode queimar seu abdômen, assim que estiver pronto coloque sob o ventre e logo sentirá o efeito calmante.

Receita para acalmar a dor de estômago

Utilizando alguns dos ingredientes anteriores pode-se preparar uma mistura que sem dúvidas será muito efetiva para este problema:

  • Gengibre seco
  • Pimenta negra
  • Sementes de cominho torrado
  • Alho
  • Folhas de menta secas
  • Sal

Misture tudo em partes iguais, moa, depois misture uma colher em um copo com água quente e beba depois das refeições.

Se depois de testar alguns destes remédios não sentir nenhuma melhoria e além disso você sentir febre e a dor aumenta, procure um médico imediatamente, pode tratar-se de apendicite, algo muito grave que requer atenção imediata.

Imagem cortesia de DiarioEnRed

Xarope caseiro para os problemas digestivos

by

Geralmente um xarope caseiro é preparado com ingredientes que nos ajudam a combater os resfriados, problemas de garganta, tosse, alergias, etc.

Porém, neste artigo compartilharemos uma receita caseira para preparar um xarope que ajudará a tratar os problemas digestivos.

Aprenda a preparar este remédio simples para combater os gases, o inchaço, a acidez, as digestões pesadas, etc.

Podemos acabar com os problemas digestivos?

Há muitas pessoas que sofrem de problemas digestivos e não sabem que podem superá-los. A solução não é fácil, já que requer um tratamento holístico, ou seja, de perspectivas diferentes:

  • Aprender a comer bem, sem pressa, sentado, mastigando, sem petiscar entre as refeições.
  • Tratar os transtornos emocionais ou o estresse que podem afetar nosso sistema digestivo.
  • Considerar possíveis alergias ou intolerâncias alimentares.
  • Escolher alimentos naturais e de qualidade e evitar aqueles processados, ricos em gorduras hidrogenadas, açúcar, sal, aditivos, etc.
  • Adicionar na rotina alimentos medicinais com propriedades digestivas. O xarope que propomos neste artigo é uma maneira simples e deliciosa de ser constante com esses remédios.

Do que precisaremos?

Para preparar este xarope caseiro para problemas digestivos precisaremos dos seguintes ingredientes e quantidades:

  • Dois limões orgânicos
  • 3 ramos de canela do Ceilão
  • 5 colheres de sopa de sementes de erva-doce (50 g)
  • 2 colheres e meia de folhas de erva-cidreira (25 g)
  • Uma colher de sopa rasa de cúrcuma em pó (10 g)
  • Uma colher de sopa rasa de gengibre em pó (10 g)
  • 1/2 xícara de mel de abelha (170g)
  • 1 litro de água

Propriedades dos ingredientes

A seguir repassaremos as propriedades dos ingredientes que usaremos neste xarope medicinal:

Limão

O limão é uma fruta cítrica excelente para melhorar a digestão, já que facilita a assimilação das gorduras e neutraliza o excesso de ácidos no estômago, por isso é ideal para combater a acidez e a sensação de estômago pesado.

Canela do Ceilão

A canela do Ceilão é uma especiaria com inúmeras propriedades. Nos ajuda a melhorar a secreção de sucos gástricos, regula os níveis de açúcar no sangue, combate os gases e previne o desenvolvimento de úlceras causadas por excesso de ácido.

Erva-doce

A erva-doce, sem ser laxante, previne a prisão de ventre e favorece a eliminação de gases, de modo que evita as incômodas e dolorosas flatulências. Suas propriedades anti-inflamatórias também a transformam em um bom remédio para colite e gastrite. Seu sabor, além disso, é delicioso.

Erva-cidreira

A erva-cidreira é a planta mais adequada para quando nossos problemas digestivos são psicossomáticos, ou seja, quando estão relacionados com questões emocionais e nervosas. Além disso, previne gases, indigestão e mau hálito.

Menta

Graças às suas propriedades carminativas, a menta é muito boa para aliviar a distensão abdominal e os gases. Nos ajuda a relaxar os músculos abdominais e é ideal para curar os ardores ou o refluxo gástrico.

Cúrcuma

Esta especiaria favorece a digestão ao melhorar a função do fígado e da vesícula biliar. É anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e anticancerígena, por isso não deve faltar em nossa alimentação.

Gengibre

O gengibre é um remédio medicinal para potencializar a secreção de sucos gástricos e facilitar a digestão, assim como para prevenir possíveis náuseas.

Como preparar o xarope caseiro

Para preparar o xarope caseiro basta seguir estes passos:

  • Coloque o litro de água para ferver com os ramos de canela e as sementes de erva-doce.
  • Deixe cozinhar por 10 minutos. Depois, desligue o fogo e adicione a erva-cidreira, a menta, a cúrcuma e o gengibre.
  • Deixe a infusão repousar durante 5 minutos e depois coe.
  • Bata no liquidificador a infusão coada com dois limões inteiros, sem casca, durante um minuto, e coe novamente.
  • Coloque a bebida para ferver de novo, junto com o mel, em fogo baixo, durante meia hora.
  • Deixe esfriar um pouco e conserve em um frasco de vidro hermeticamente fechado na geladeira, durante no máximo duas semanas.

Como e quando tomar?

Para tratar problemas digestivos deveremos tomar o xarope da seguinte maneira:

  • Uma colher de sopa (10 ml) pela manhã em jejum.
  • Uma colher de sopa meia hora antes do almoço, sozinha ou misturada com água quente.
  • Uma colher de sopa depois do almoço.
  • Uma colher de sopa meia hora antes do jantar, sozinha ou misturada com água quente.
  • Uma colher de sopa depois do jantar.

Este xarope também pode ser consumido por pessoas que não tenham problemas digestivos mas que querem facilitar a digestão de um almoço pesado ou farto.

Alho, gengibre e mel para tratar 8 doenças comuns

by

Os remédios naturais estão se tornando uma das melhores alternativas para tratar diferentes doenças, já que costumam ter efeitos similares aos que alguns medicamentos oferecem, mas com a grande diferença de não causarem efeitos colaterais como ocorre com os químicos dos fármacos.

As propriedades medicinais dos ingredientes naturais têm sido utilizadas desde a antiguidade para tratar e prevenir diferentes doenças com a finalidade de melhorar a saúde.

Esses remédios tradicionais feitos com tais ingredientes têm ganhado muita popularidade em todo o mundo e, de fato, seus efeitos têm sido confirmados por meio de pesquisas científicas.

Este é o caso da combinação de gengibre, alho e mel de abelha, que junto com outros ingredientes naturais podem compor um incrível remédio para tratar diferentes problemas de saúde comuns.

No que consiste esta mistura?

Este poderoso remédio natural combina as propriedades medicinais de ingredientes tão comuns como o gengibre, o alho, o mel de abelha e o vinagre de maçã. Todos estes ingredientes têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem contribuir pra prevenir e tratar problemas de saúde como:

  • A artrite;
  • A asma;
  • A pressão arterial alta;
  • Os níveis excessivos de colesterol;
  • Gases e indigestão;
  • Dores de cabeça;
  • Problemas circulatórios e do coração;
  • As hemorroidas;
  • Problemas cutâneos como a acne;
  • As dores nos dentes;
  • O excesso de peso;
  • As úlceras;

Por seu alto valor nutricional, essa mistura é considerada um elixir para viver mais, já que nos protege de muitos ?assassinos? que podem atacar o organismo causando graves problemas de saúde.

Em uma publicação reconhecida de medicina natural o Dr. Han Len Tsao revelou um estudo onde ofereceu essa combinação a vários pacientes em jejum que, em menos de uma semana, mostraram uma redução notável da pressão arterial alta e do colesterol.

Por sua parte, Emilio Stefan, nutricionista italiano, assegurou que as pesquisas demonstram que ?sem qualquer dúvida, o alho, o mel e o vinagre são alimentos mágicos da natureza?.

Todos os ingredientes utilizados nessa mistura têm sido estudados um a um para determinar como suas qualidades nutricionais podem contribuir para aliviar problemas como aqueles causados pela artrite.

Isso confirmou que atuam como um anti-inflamatório natural, capaz de combater a inflamação no corpo, que é um dos desencadeantes principais das doenças e enfermidades crônicas.

Como preparar esse remédio natural?

O preparo deste remédio natural é muito simples e cada um de seus ingredientes pode ser adquirido no supermercado ou em lojas de produtos naturais. Anote:

Ingredientes

  • ½ xícara de suco de limão (125 ml);
  • ½ xícara de suco de gengibre (125 ml);
  • 25 dentes de alho;
  • 1 xícara de vinagre de maçã (250 ml);
  • 1 xícara de mel de abelhas puro (340 g);

Instruções

  • Em um recipiente, misture meia xícara de suco de limão com meia xícara de suco de gengibre.
  • Adicione 25 dentes de alho triturados a essa mistura e leve tudo ao liquidificador para processar bem.
  • Adicione uma xícara de vinagre de maçã e, depois, a xícara de mel.
  • Para terminar, coloque a mistura em um frasco de vidro e deixe-a na geladeira pelo menos 5 dias antes de começar a tomar.

Dose

  • Para usar este remédio como um método de prevenção, dissolva duas colheres dele em um copo de água morna ou suco.
  • Se quiser tomar uma dose por dia, faça-o a noite uma hora depois de jantar.

8 doenças comuns que podem ser tratadas com este remédio

  • Acne ou espinhas: aplique um pouco da mistura com algodão na pele.
  • Artrite: tome uma primeira dose pela manhã e outra antes de dormir.
  • Asma: tome uma colher de chá da mistura sem diluir, com o estômago vazio.
  • Câncer: para prevenir essa doença use o dobro da quantidade dos dentes de alho e tome colheres de chá da mistura três vezes ao dia.
  • Pressão arterial alta: mude a receita:
    • 2 xícaras de água (250 ml)
    • 18 dentes de alho
    • 2 colheres de sopa de vinagre (30 ml)
    • 3 colheres de mel (75 g)
    • Faça a mistura da mesma forma e esquente-a no fogo baixo durante meia hora. Deixe esfriar e tome três colheres de sopa três vezes por dia.
  • Para reduzir o colesterol: dissolva uma colher de sopa da mistura em uma xícara de água e beba-a antes de cada refeição, três vezes por dia.
  • Doenças do coração: faça a mesma receita que a usada para a pressão alta e beba meia xícara da mistura três vezes ao dia.
  • Gases ou indigestão: dissolva duas colheres de sopa da mistura em uma xícara de água e esquente na mesma temperatura em que prepara o chá e o café. Beba o chá a partir do primeiro sintoma de alerta.

Top Ad 728x90